segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Esquenta a briga no mercado de compras coletivas

O formato de compra coletiva pode parecer novo para o consumidor brasileiro, mas vem chamando a atenção de muitos internautas. Por aqui, o segmento teve como pioneiro o Peixe Urbano, que ultrapassou a marca de um milhão de cadastrados no início de setembro. Na medida em que aumenta o número de clientes adeptos ao modelo, no entanto, aparecem novos concorrentes. Nos últimos meses cerca de 20 novos empreendimentos iniciaram suas operações no país. É o caso de sites como ClickOn, Clube Urbano, Oferta X, Deu Samba e Promoo.
Essas empresas estão de olho num mercado que estima ter faturado R$ 1 milhão em junho, R$ 4 milhões em julho, R$ 6 milhões em agosto e deve movimentar de R$ 30 milhões a R$ 50 milhões em 2011, alcançando entre sete e oito milhões de usuários até o fim de 2010. O modelo de negócios é simples. A partir das parcerias com empresas, principalmente de gastronomia, entretenimento e beleza, os sites disponibilizam ofertas diárias com descontos que podem variar de 50% a 90%.
Com a possibilidade de investimento inicial baixo, os clubes de compras coletivas agradam os consumidores e beneficiam as empresas que conseguem promover seus produtos e serviços, tirando o internauta da frente do computador e levando-o para o ponto-de-venda. De forma geral, os consumidores são jovens e ávidos por novidades a preços arrebatadores. Por isso, o segredo é conhecer o comportamento deste cliente, oferecendo opções que agradem. A equação de serviço ou produto interessante mais preço promocional é certeira.

Conceito aplicado surgiu nos EUA
Apesar do sucesso nos últimos meses, o serviço não é exatamente novo por aqui. “O modelo já havia sido proposto no país por volta do ano 2000, com sites como Mobshop, por exemplo. Mas fracassou porque naquela época a segurança do ambiente web para compras era extremamente questionada, o número de internautas era bem menor e o amadurecimento digital da sociedade brasileira estava em outro estágio”, aponta o consultor Fabrício Saad.
Mas os tempos mudaram e o bom desempenho do Peixe Urbano é exemplo disso. De acordo com dados do Ibope Nielsen Online, o site foi acessado por quase dois milhões de pessoas em julho, mais do que a soma de todos os outros sites de compras coletivas contabilizados. Funcionando há cerca de seis meses, e já presente em mais de 20 cidades, o Peixe Urbano fez mais de 400 promoções, que geraram uma economia de R$ 20 milhões aos brasileiros.
O formato utilizado atualmente é baseado no conceito de compra coletiva que surgiu nos Estados Unidos em 2008, com o GroupOn. Presente em 26 países e com expectativa de faturamento anual estimado em US$ 500 milhões para 2010, o grupo criou o Clube Urbano no Brasil.

Postado por Aurélio S.

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