terça-feira, 28 de setembro de 2010

Conceito de Ciclo de Vida do Produto-CVP

Conceito de Ciclo de Vida do Produto-CVP

 
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O ciclo de vida de um produto é um conceito (ou modelo) que mostra a evolução de um produto ou serviço no ,mercado.É o curso descrito pelas vendas e pelo lucro de um produto durante sua permanência no mercado.
O Ciclo dividindo-se em quatro fases, cada uma das quais com desempenho específico e, por isso,exige-se a tomada de decisões de marketing diferentemente para cada fase:

1.Introdução:

Características: •Crescimento lento das vendas, quase sem lucro; •Demora na expansão da capacidade de produção; •Consumidor relutante em comprar o produto; •Preços são altos: problemas técnicos de produção, necessidade de grandes margens para suportar despesas, despesas com propaganda muito elevadas. Estratégias de Marketing:
  • Desnatamento rápido: preço alto e elevados gastos em propaganda; –Comprador desconhece o produto; –Os que conhecem estão dispostos a pagar; –Fortalecer preferência de marca.
  • Desnatamento lento: preço alto e pouca propaganda; Mercado é limitado; Alto conhecimento do produto; Consumidores dispostos a pagar; Concorrência potencial não existe.
  • Penetração rápida: preço baixo e alto gasto em propaganda; Mercado é grande e não conhece o produto; Compradores sensíveis a preço; Forte concorrência potencial; Custos unitários decrescem em escala.
  • Penetração lenta: preço baixo e pouca promoção; Mercado é grande; Mercado conhece o produto; Compradores sensíveis a preço; Existência de concorrência potencial.
Estratégias Composto de Marketing:
  • Produto: oferecer produto básico, selecionar uma boa marca, persuadir adotantes iniciais.
  • Distribuição: seletiva, selecionar um número limitado de canais.
  • Preço: geralmente alto;
  • Promoção: informar adotantes e revendedores sobre as características do produto.
  • Promoção de vendas: estimular a experimentação através de amostras, cupons de descontos, etc.

2-Crescimento:

Características: Vendas e lucros crescem; Surgem novos compradores e concorrentes; Preços se estabilizam e até caem; Propaganda se mantém ou até se eleva um pouco; Cai a proporção propaganda / vendas; Estratégias de Marketing: Melhorias no produto; Busca de novos segmentos de mercado, novos canais de distribuição; Acrescentar novos modelos e produtos de flanco; Decidir a hora de baixar os preços para atrair clientes sensíveis a preço; Estratégias Composto de Marketing:
  • Produto: oferecer extensões de produto, acrescentar serviços e garantia.
  • Distribuição: número maior de canais para atender a demanda.
  • Preço: um pouco alto por causa da alta demanda.
  • Promoção: informar adotantes e revendedores sobre as características do produto, ênfase em propaganda. Promoção de vendas: voltado para o mercado de massa.

3-Maturidade:

Características: Vendas e lucros se estabilizam ou declinam; Busca de novos mercados e novos usos para o produto; Estágio mais longo. Estratégias de Marketing: Reduzir preços atrairá novos consumidores?  Podemos colocar o produto em novos canais?  Devemos aumentar a comunicação?  Devemos mexer no planejamento de vendas?  Devemos mexer na força de vendas?  Podemos incrementar novos serviços?  Devemos entrar em novos segmentos? Estratégias Composto de Marketing: Produto: melhorar a qualidade, diversificar marcas e modelos. Distribuição: intensiva, incentivos para os revendedores. Preço: baixo, refletindo a intensa concorrência. Promoção: enfatizar diferenças e benefícios da marca. Promoção de vendas: uso de incentivos como cupons de descontos para induzir compradores a mudar de marca.

4-Declínio:

Características: Vendas e lucros declinantes; Redução da propaganda; Redução dos preços; Empresas relutantes em retirar os produtos do mercado; Produtos consomem mais tempo da Administração; Produção é limitada, provocando ajuste de maquinário, de estoque e preços. Estratégias de MKTG: Formação de um comitê de análise;  Identificação dos produtos em declínio;  Dados de análise: participação de mercado, participação nas vendas, lucratividade, participação no custo fixo;  Imagem da empresa, relação com o consumidor;  Aumentar, manter ou diminuir  o investimento;  Estabilizar para “fazer caixa”;  Abandonar. Estratégias Composto de Marketing: Produto: retirar itens fracos ou buscar alternativas para renovar o produto. Distribuição: eliminar canais não lucrativos, trabalhar com número limitado de canais. Preço: baixo para vender o que resta do estoque ou alto para servir um nicho de mercado. Promoção: reduzir ao nível necessário para manter fiéis os bons consumidores. Promoção de vendas: reduzir ao nível mínimo. Postado por: Enoque Torres

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