Conceito de Ciclo de Vida do Produto-CVP
11 11UTC Agosto 11UTC 2010 Deixe um Comentário
O ciclo de vida de um produto é um conceito (ou modelo) que mostra a evolução de um produto ou serviço no ,mercado.É o curso descrito pelas vendas e pelo lucro de um produto durante sua permanência no mercado.
O Ciclo dividindo-se em quatro fases, cada uma das quais com desempenho específico e, por isso,exige-se a tomada de decisões de marketing diferentemente para cada fase:
1.Introdução:
Características: •Crescimento lento das vendas, quase sem lucro; •Demora na expansão da capacidade de produção; •Consumidor relutante em comprar o produto; •Preços são altos: problemas técnicos de produção, necessidade de grandes margens para suportar despesas, despesas com propaganda muito elevadas. Estratégias de Marketing:- Desnatamento rápido: preço alto e elevados gastos em propaganda; –Comprador desconhece o produto; –Os que conhecem estão dispostos a pagar; –Fortalecer preferência de marca.
- Desnatamento lento: preço alto e pouca propaganda; Mercado é limitado; Alto conhecimento do produto; Consumidores dispostos a pagar; Concorrência potencial não existe.
- Penetração rápida: preço baixo e alto gasto em propaganda; Mercado é grande e não conhece o produto; Compradores sensíveis a preço; Forte concorrência potencial; Custos unitários decrescem em escala.
- Penetração lenta: preço baixo e pouca promoção; Mercado é grande; Mercado conhece o produto; Compradores sensíveis a preço; Existência de concorrência potencial.
- Produto: oferecer produto básico, selecionar uma boa marca, persuadir adotantes iniciais.
- Distribuição: seletiva, selecionar um número limitado de canais.
- Preço: geralmente alto;
- Promoção: informar adotantes e revendedores sobre as características do produto.
- Promoção de vendas: estimular a experimentação através de amostras, cupons de descontos, etc.
2-Crescimento:
Características: Vendas e lucros crescem; Surgem novos compradores e concorrentes; Preços se estabilizam e até caem; Propaganda se mantém ou até se eleva um pouco; Cai a proporção propaganda / vendas; Estratégias de Marketing: Melhorias no produto; Busca de novos segmentos de mercado, novos canais de distribuição; Acrescentar novos modelos e produtos de flanco; Decidir a hora de baixar os preços para atrair clientes sensíveis a preço; Estratégias Composto de Marketing:- Produto: oferecer extensões de produto, acrescentar serviços e garantia.
- Distribuição: número maior de canais para atender a demanda.
- Preço: um pouco alto por causa da alta demanda.
- Promoção: informar adotantes e revendedores sobre as características do produto, ênfase em propaganda. Promoção de vendas: voltado para o mercado de massa.
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